Catálogo: Piso de Pé de Moleque da Ladeira da Misericórdia

 Home Cat√°logo /Piso de P√© de Moleque da Ladeira da Miseric√≥rdia

    Classificação:

    Categoria: Obras p√ļblicas
    Tipologia: Piso
    Natureza: Infra estrutura urbana
    Tipo: Construção
    Material: Seixos e lascas de gnaisse

Dados do Monumento

  • Nome: Piso de P√© de Moleque da Ladeira da Miseric√≥rdia
    Data de Inauguração: Jan/1840
    Autor: Desconhecido
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: P√ļblica
    Tombamento: Tombado pelo Estado pelo processo 03/300 336/65, Decreto E 858.
    Ano (tombamento): 1965


    Descrição:

    A Ladeira de Miseric√≥rdia foi a primeira rua da cidade que ocorreu  com a ocupa√ß√£o do Morro do Castelo.  Em 1840 come√ßa o cal√ßamento das ruas do centro provavelmente nesse per√≠odo a rua recebeu cal√ßamento.

    Dois anos depois de sua funda√ß√£o, em 1567, a cidade foi transferida para o Morro do Castelo No inicio da ocupa√ß√£o o √ļnico acesso ao local era pela Rua da Miseric√≥rdia, onde hoje s√≥ resta cerca de 50 metros com cal√ßamento em pe de moleque.  O Morro do Castelo de onde se tinha uma vis√£o privilegiada da Baia da Guanabara come√ßa na Rua da Miseric√≥rdia. O vice-rei conde da Cunha, para tornar mais f√°cil o acesso ao morro, mandou ordenar ra ladeira, junto √† Igreja da Miseric√≥rdia, a que denominou de Cal√ßada da S√©. Em 1808 o possu√≠a apenas 6 edifica√ß√Ķes; em 1877, 11 e em 1903, 13 - sendo 4 delas de 3 pavimentos, recenceando-se ao todo 317 habitantes neste logradouro. Com as obras de arrazamento do morro do Castelo, desapareceu √™sse logradouro (1922), restando uma pequena eleva√ß√£o ao lado do largo da Miseric√≥rdia.

     Leia mais: http://ashistoriasdosmonumentosdorio.blogspot.com.br/2014/11/as-ruas-em-pe-de-moleque-na-cidade-do.html


    Biografia:
    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Ld. da Misericórdia - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Desconhecido


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de S√£o Sebasti√£o do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo √† forma√ß√£o profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso T√©cnico de Edifica√ß√Ķes do Centro Federal de Educa√ß√£o Tecnol√≥gica Celso Suckow da Fonseca. Da√≠ segui para a forma√ß√£o de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a p√≥s-gradua√ß√£o em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso p√ļblico para o cargo de arquiteto pela Prefeitura da Cidade d...


Leia mais