Catálogo:

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Monumental
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze e pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Almirante Barroso
    Data de Inauguração: Nov/1909
    Autor: Correia Lima
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento: Tombado município pelo Decreto nº 13898
    Ano (tombamento): 1995


    Descrição:

    Este monumento foi inaugurado em 1909, na Praça Juarez Tavola, próxima ao Hotel Gloria. Com as obras do Metrô o monumento foi transferido para a Praça Paris onde se encontra desde então.

    O monumento descrito pelo autor: “Sobre um pedestal em granito  de Petrópolis assenta a estátua de Barroso, em bronze, com quatro metros de altura, representada em atitude triunfal, no passadiço de comando.

    No sopé da coluna, em cada face lateral, assentam duas figuras aladas simbolizando, respectivamente, na gênios da Pátria e da Vitória, sobre duas proas, tudo em bronze. À frente do pedestal, um grande baixo-relevo, com dois metros e quarenta de comprimento, por um metro de alto, representa a Batalha Naval de Riachuelo. Quatro medalhões, nos ângulos, perpetuam as efígies de Oliveira Pimentel, Pedro Afonso, Andrade Maia e Lima Barros, encadeando esses medalhões nove placas, na base, com os nomes dos vapores e dos intrépidos comandantes que formaram parte numa batalha. Ainda dois medalhões abaixo contém as efígies dos heróis Greenhalgh e Marcílio Dias.

    Leia mais: http://ashistoriasdosmonumentosdorio.blogspot.com.br/2012/12/o-monumento-ao-almirante-barroso.html

    Biografia:

    Francisco Manuel Barroso da Silva, Barão do Amazonas - o Almirante Barroso nasceu em Lisboa, em 29 de setembro de 1804 e morreu em Montivideo em 8 de agosto de 1882. Foi um militar brasileiro da Armada Imperial Brasileira. Conduziu a Armada Brasileira à vitória na Batalha dao Riachuelo, durante a Guerra da Triplice Aliança. 



    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Pç. Paris - Glória - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Vera Dias
  • Foto histórica - transporte dos despojos
    Revista Fon Fon
  • Foto histórica - inauguração
    Revista Fon Fon
  • Foto histórica - colocação dos despojos
    Revista Fon Fon


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais