Catálogo:

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Escultura
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze e pedestal de concreto

Dados do Monumento

  • Nome: À Nijiski
    Data de Inauguração: Nov/1992
    Autor: Mazaredo
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    Estátua estilizada do homenageado, doada à cidade pela empresa Prismart. A peça de corpo inteiro tem as pernas unidas em uma.


    Biografia:

    Wacław Niżyński, nasceu em 12 de março em 1889 e morreu em 8 de abril de 1950.Bailarino russo de origem polonesa, o principal mérito da arte de sua dança foi reabilitar o bailarino no cenário até então dominado pelas figuras femininas das bailarinas. Nijinsky começou seus estudos de dança juntamente com sua Irma, Bronislava Nijinska, na escola do Balé Imperial (São Petersburgo; v.). Nijinsky começou a estabelecer sua reputação quando dançou as inúmeras coreografias do russo Léonid Massine, primeiro bailarino e coreógrafo dos Ballets Russes, da Cia Teatral S. P. Diaghilev. O empresário dos Balés Russos (Paris, 1909-1929), reconheceu o grande talento do bailarino Nijinsky quando viu-o dançar, aos dezesseis anos de idade, a Suite do balé O Pavilhão de Armide [Le Pavillon d' Armide], de Nicolas Tcherepnin, que estreou no Teatro Mariinsky (São Petersburgo, 1907). Diaghilev conseguiu levar Nijinsky para Paris, para que ele se tornasse, na primeira metade do século XX, a maior estrela masculina do balé internacional. A carreira de Nijinsky durou apenas doze anos: o artista foi forçado a deixar os palcos e abandonou a dança aos vinte e oito anos de idade, devido a mais completa deterioração de sua condição emocional. Nijinsky passou o restante de sua vida internado em sanatório (1917-1950. O bailarino viveu o resto de sua vida isolado do mundo, mas permaneceu como lenda imortal no mundo da dança.


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Prq. da Catacumba - Lagoa - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Desconhecido


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais