Catálogo:

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Memorial
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Aço Corten

Dados do Monumento

  • Nome: À Edson Luis
    Data de Inauguração: Mar/2008
    Autor: Cristina Pozzobon
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    O monumento foi uma oferta à Cidade pela Secretaria Extraordinária dos Direitos Humanos, para homenagear o jovem Edson Luis,  estudante secundarista assassinado pela polícia militar durante um confronto no restaurante Calabouço no centro do Rio de Janeiro.

    Escultura composta por uma base de 3 (tres) metros pintada de vermelho e um mastro com uma bandeira em movimento rasgada vermelho ao meio com uma mancha vermelha.



    Biografia:

    Edson Luís de Lima Souto, nasceu em Belém em 24 de fevereiro de 1950 e faleceu no Rio de Janeiro em 28 de março de 1968. Foi um estudante secundarista brasileiro assassinado por policiais militares, durante um confronto no restaurante Calabouço, centro do Rio de Janeiro. Seu assassinato marcou o início de um ano turbulento de intensas mobilizações contra o regime militar que endureceu até decretar o chamado AI-5. Nascido em uma família pobre, iniciou os estudos na Escola Estadual Augusto Meira em Belém, no Pará. Mudou-se para o Rio de Janeiro para fazer o segundo grau no Instituto Cooperativo de Ensino, no qual funcionava o restaurante Calabouço. 


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Pç. Praça Ana Amélia - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto lateral
    Vera Dias
  • Foto histórica - inauguração 28/03/2008
    Vera Dias
  • Foto histórica - inauguração 28/03/2008
    Vera Dias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais