Catálogo:

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Monumental
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça e alegorias em bronze e pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Benjamim Constant
    Data de Inauguração: Jul/1926
    Autor: Décio Vilares e Eduardo de Sá,
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento: Tombado pelo INEPAC em 26/04/1968 pelo processo 03/300.166/66, e Decreto “E” 2072 e pelo IPHAN em 01/08/2012 pelo processo nº 13888- T-92 processo nº 01450.004811/2008-18.
    Ano (tombamento): 1968


    Descrição:

    O monumento tem como figura principal a escultura da Humanidade, simbolizada em uma mulher, tendo seu filho nos braços. A imagem da esposa de Benjamim, traz a bandeira república sendo bordada por sua filha e que Lea ofereceu a Escola Militar do Rio de Janeiro e a Escola Superior da Guerra. E o monumento que apresenta o maior número de símbolos exprimindo fatos históricos ligados a Pátria e a Humanidade.

    O monumento a Benjamim Constant foi oferecido à Cidade pelo Sr. Amaro da Silveira. Foi inicialmente instalado na frente ao Campo de Santana, onde hoje esta a avenida presidente Vargas. Em junho de 1949 foi transferido para o seu  interior, onde se encontra desde então.

    Em 2013 o livro em bronze do monumento foi danificado, sendo removido para o depósito do Parque Noronha Santos. Com o meu afastamento da Gerencia de Monumentos e Chafarizes da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em  18 de maio de 2017, me eximo a partir de então da responsabilidade pela guarda dessa obra.

    Leia mais: http://ashistoriasdosmonumentosdorio.blogspot.com.br/2010/09/benjamin-constant-monumento-positivista.html:


    Biografia:

    Benjamin Constant Botelho de Magalhães, nasceu em 18 de outubro de 1836 e faleceu em 22 de janeiro de 1891. Foi um militar, engenheiro, professor e estadista brasileiro. Formado em engenharia pela Escola Militar, participou da Guerra do Paraguai como engenheiro.



    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Prq. Campo de Santana - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Jaime Acioli
  • Foto etalhe
    Vera Dias
  • Foto lateral
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto histórica - construção
    Desconhecido
  • Foto no depósito
  • Foto histórica - inauguração
    Revista O Malho
  • Foto histórica - inauguração
    Revista O Malho
  • Foto histórica - inauguração
    Revista O Malho


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais