Catálogo:

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Efígie
    Natureza: Artística
    Tipo: Monolito
    Material: Peça em bronze e pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: José do Patrocínio
    Data de Inauguração: Out/1953
    Autor: Rodolfo Amoedo e Ruffo Fanucchi
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    Trata-se de um monolito com uma placa em bronze com a figura do homenageado. Temporariamente sem visitação no jardim da Biblioteca Nacional. O monumento foi erguido por iniciativa dos jornalistas Heitor Beltrão e Ariosto Berna, com apoio do Movimento Libertador da Terra Carioca e da Casa do Jornalista. Foi inaugurado na data do centenário do Nascimento do homenageado.


     


    Biografia:

    José Carlos do Patrocínio, nasceu em 9 de outubro de 1854 em Campos dos Goytacazes e faleceu em 30 de janeiro de 1905 no Rio de Janeiro. Foi um farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político brasileiro. Destacou-se como uma das figuras mais importantes dos movimentos Abolicionista e Republicano no país.


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Av. Graça Aranha e Evaristo da Veiga - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Desconhecido
  • Foto histórica - inauguração
    Diário de Noticias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais