No processo de urbanização do Rio de Janeiro as fontes e os chafarizes tinham como função vital distribuir água para população, mas também eram pontos de sociabilidade da vida urbana. Atualmente muitos se tornaram monumentos como marcas do perÃodo que foram fontes de água, e muitos outros surgiram para embelezar os espaços como obras de arte, com peças escultóricas ou com composições de jorro de água. Recentemente assume tambem outros valores como manter a umidade do ar e reduzir a temperatura.
Entre os monumentos do Rio muitos homenageiam uma figura ilustre, que além de criar um objeto artÃstico para descrever e dar uma explicação histórica das peculiaridades de um indivÃduo que se diferenciam dos outros, imortaliza os ausentes com a figura constante. A representação artÃstica dos homenageados, representa um acervo artÃstico público expressivo, motivo de pesquisas e reverencias, cultivando a memória dos cidadãos.
As esculturas refletem formas e padrões tridimensionais criados por artistas. As peças expostas em área publica permitem que a sociedade tenha acesso a arte e lhe oferece a observação e apreciação estética, além de narrar a trajetória da produção artÃstica. Temos em nossa cidade obras do Mestre Valentim que registraram o Rio Colonial e também expressões contemporâneas que mostram, registram e demonstram a evolução urbana da cidade, num verdadeiro museu a céu aberto.
A obras públicas da cidade aqui classificadas são fragmentos de diversas atividades dos anos de ocupação urbana, que se destacam pela sua originalidade ou especificidade. Nesse grupo estão construções de valor artÃstico que se contrapõem ao atual, ou exemplares únicos criados com o objetivo funcional ou ornamental. Nesse grupo estão os relógios, os painéis, os coretos, os guarda corpo, as amuradas, os pisos artÃsticos ou históricos, que são resquÃcios monumentais da cidade em exposição diária.
A Cidade do Rio de Janeiro entre tantos monumentos também contempla os sÃmbolos sagrados, gerados por sua caracterÃstica multifacetada no aspecto sócio- cultural e religioso. O nosso misticismo, onde diversas crenças religiosas ou filosóficas admitem a comunicação oculta entre o homem e uma divindade de devoção, ocupam os espaços públicos, reativando a memória emocional e a reverência.
Os Marcos considerados nesse inventário são representações fÃsicas construÃdas com o intuito de identificar, de um modo imediato, um fato ou ato de interesse social, que podem ser representados em forma de obelisco, de monólito ou estela.