Quem sou eu

Um pouco sobre


Vera Dias

Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso público para o cargo de arquiteto pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Em 1992 tomei posse como funcionária pública municipal, na Secretaria de Obras como arquiteta na Fundação Parques e Jardins. No mês agosto de 1993, assumi a Chefia da Divisão de Monumentos e Chafarizes daquela instituição, até setembro de 1994. Em julho de 1997, reassumi o antigo cargo de Chefe de Divisão. Incorporei como título o cargo de “Chefe da Subgerencia de Monumentos e Chafarizes, como direito adquirido após 11 (onze) anos de serviços seguidos na mesma função e em 2012 incorporei, o cargo de Gerente de Monumentos e Chafarizes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, após 15 anos de serviços.

A competência da gerencia de conservação é uma atividade fim, operacionalizar a conservação e restauração dos monumentos da cidade, acompanhar a instalação de novas obras para garantir sua preservação, bem como a salvaguarda de todas as obras públicas cadastradas como bem público.

O levantamento e a pesquisa necessária para a elaboração desse inventário, realizei durante anos com o apoio de historiadores, pesquisadores e moradores dos diversos bairros da cidade que tive a oportunidade de conviver. A atuação como pesquisadora desenvolvi, além de minha formação de arquiteta e do dia de dia como gerente, com o objetivo de resgatar e revelar o acervo publico carioca.

O primeiro trabalho que apresentei como pesquisadora foi publicado em 4 de janeiro de 2010 no blog http://ashistoriasdosmonumentosdorio.blogspot.com.br/; o segundo veículo utilizei um canal visual, https://www.youtube.com/user/Veradias2009 e em 2017 apresento esse site.


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso público para o cargo de arquiteto pela Prefeitura da Cidade d...


Leia mais