Quem sou eu

Um pouco sobre

Vera Dias

Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso público para o cargo de arquiteto pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Em 1992 tomei posse como funcionária pública municipal, na Secretaria de Obras como arquiteta na Fundação Parques e Jardins. No mês agosto de 1993, assumi a Chefia da Divisão de Monumentos e Chafarizes daquela instituição, até setembro de 1994. Em julho de 1997, reassumi o antigo cargo de Chefe de Divisão. Incorporei como título o cargo de “Chefe da Subgerencia de Monumentos e Chafarizes, como direito adquirido após 11 (onze) anos de serviços seguidos na mesma função e em 2012 incorporei, o cargo de Gerente de Monumentos e Chafarizes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, após 15 anos de serviços.

 

A competência da gerencia de conservação é uma atividade fim, operacionalizar a conservação e restauração dos monumentos da cidade, acompanhar a instalação de novas obras para garantir sua preservação, bem como a salvaguarda de todas as obras públicas cadastradas como bem público.

 

O levantamento e a pesquisa necessária para a elaboração desse inventário, realizei durante anos com o apoio de historiadores, pesquisadores e moradores dos diversos bairros da cidade que tive a oportunidade de conviver. A atuação como pesquisadora desenvolvi, além de minha formação de arquiteta e do dia de dia como gerente, com o objetivo de resgatar e revelar o acervo publico carioca.

 

O primeiro trabalho que apresentei como pesquisadora foi publicado em 4 de janeiro de 2010 no blog http://ashistoriasdosmonumentosdorio.blogspot.com.br/; o segundo veículo utilizei um canal visual, https://www.youtube.com/user/Veradias2009 e em 2017 apresento esse site.

 

 

Outras publicações:

  • Leitura e Paisagismo 1 – teoria e práxis – (Re) construindo a paisagem do Passeio Público historiografia e práticas projetuais – Rio de Janeiro EBA/UFRJ, 2006, com o artigo: “Restauração e Conservação: o caso particular das obras de Arte do Passeio Publico”.
  • Metais: restauração e conservação In-fólio, 2009, com o artigo: “Preservação das obras de ferro francesas em ferro”.
  • Méier & Engenho de Dentro – bairros do Rio, neigborhoods - Ed. Fraiha, 2004; in prefácio
  • Arqueologia na Paisagem: olhares sobre o jardim histórico/ Orgs. Jeanne Trindade, Carlos Terra - Rio de Janeiro: Rio Book's, 2014, com o artigo: A conservação das obras de arte do Passeio Público
  • Dias, Vera – Os monumentos do Rio de Janeiro: inventário 2015/Vera Dias e Alexei Bueno, organizado por Victor Burton, fotografias de Jaime Acioli. – Rio de Janeiro: Nau das Letras Editora, 2015.

 

 

Premiações:

Em 2008

  • Incorpora como titulo o cargo de “Chefe da Subgerencia de Monumentos e Chafarizes da Fundação Parques e Jardins, como direito adquirido após 11 (onze) anos de serviços seguidos na mesma função”.
    Condecoração como Acadêmica Honoris Causa da Academia Brasileira de Belas Artes.

 

Em 2011

  • Recebe o titulo de Amigo da casa Histórica do Marechal Deodoro por serviços prestados a Casa de Cultura
  • Diploma de Honra ao Mérito da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro por alcançar a meta de restauração de 40 monumentos da Cidade.

 

Em 2012

  • Medalha de Recompensa à Mulher na Maçonaria Fluminense, da Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro.
  • Medalha do Mérito da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
  • Incorpora como titulo o cargo de Gerente de Monumentos e Chafarizes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, após 15 anos de serviços na função.

 

Em 2015

  • Premio Destaque Empresarial nas Comemorações dos 55 Anos da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande.

 

Em 2017

  • Medalha Prêmio LIONS Cultura – 2017, indicação do Lions Clube Maracanã, pelo lançamento da publicação: Os Monumentos do Rio de Janeiro: inventário 2015.

 


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais